curadoria

Corpos da Água Vermelha

Visitação no link: www.corposdaaguavermelha.com.br

O projeto Corpos da Água Vermelha, trata-se de uma pesquisa da qual retoma a história do líder político e espiritual, João de Camargo, de modo a compreender a complexidade subjetiva de corpos no território de Sorocaba na contemporaneidade. Território das avenidas com nomes de bandeirantes, das quais soterram com seu asfalto, milhares de etnias indígenas, que aqui estiveram. Do bairro, que hoje enfrenta uma alta especulação imobiliária, encontramos uma singela Igreja, obra desse Preto Velho do Quilombo de Caxambú (Sarapuí-SP), descendente do povo do norte de Angola. A raiz de África, misturada nos santos católicos, nas ervas de caboclos utilizadas para a cura por João de Camargo, temos a cultura caipira, a cultura do interior – nossa identidade. Portanto, Corpos da Água vermelha, somos nós, quando silenciamos todos os ruídos da modernidade homogeneizante e encontramos dentro do silêncio, as vozes da terra, das águas, das pedras e de nossos ancestrais.

Corpos da Água Vermelha é contemplado pelo Edital PROAC “Produção de Exposições Inéditas” realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Devido à condição da pandemia COVID-19, a exposição com artistas contemporâneos de Sorocaba será realizada por meio de um site na internet onde serão disponibilizados registros de obras, propostas artísticas virtuais, documentos históricos, e vídeos de pesquisa realizados durante a construção do projeto. O conjunto de conteúdos do site, visa estabelecer horizontalmente, o passado e o presente de maneira em que estejam conectados e que sua união possa pautar discussões sobre as maneiras de pertencimento dentro da cidade.

Ficha Técnica

Artistas: Ariane Nascimento, Camila Fontenele, Ella Vieira, Flavia Aguilera, Jeff, Junior Terra, Natalie Mess, Pedro Lopes, Vine Ferreira.

Curadoria: Allan Yzumizawa
Produção Executiva: Rafael Ferraz
Design Gráfico: Eliete Della Violla
Desenvolvimento Web: Danilo Amaral
Produção Audiovisual: Blackjack Films
Cinegrafistas: Gabriel Camargo, Romulo dos Santos
Edição: Romulo dos Santos, Vinicius dos Santos
Fotógrafo: Adriano Sobral
Assessoria de Imprensa: Matheus Casagrande
Mídias Sociais: Tiani Gava Zilli
Assessoria Contábil: Carlos Amorim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s